sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dor do Choro

Eis que a minha pequena agora dorme. Foi uma briga feia de alguns minutos; dela com o soninho. Mamãe agora chora, de cansaço, de angústia...

Há uma semana não durmo direito. O padrão de sono da Livia mudou drasticamente após ter completado 3 meses. Dizia, com orgulho, quando comecei esse blog, que meu bebê dormia das 19h as 7h com apenas 2 mamadas. Hoje, ela acorda 5, 6 ou mais vezes, ora para mamar, ora para colocar a chupeta.

Outra frustração foi levá-la ao pediatra e constatarmos seu ganho de peso abaixo da média. “É preciso complementação”. Dar NAN 1, sendo que faço doação de leite? Como assim? Tem algo errado... Ela recusa meu peito depois de mamar, mas não é possível que seja desmame precoce. Sempre interpretei como se estivesse saciada e ainda acredito que não passe fome.

Suspeito, isso sim, da minha super proteção, de nunca querer vê-la chorar. Em nenhum desses 3 meses ela adormeceu sozinha. Sempre foi com mamá, com mantinha, com chiado, com balanço. Poucas vezes dei oportunidade a ela de se acalmar sozinha, mesmo que para isso ela precisasse chorar. Logo, ela não dorme quando quer, mas quando EU quero.

Ela hoje chorou, chorou muito. Peguei no colo, coloquei a chupeta, barulho de mar, balancinho... nada a acalmava. Ela chorou bastante e, firme, não chorei, mas estive junto dela o tempo todo. Espero que ela saiba que eu estava lá, presente, sem saber o que fazer, mas estive presente. No fim, dormiu.

Talvez agora seja hora dela caminhar esse passo sozinha. Mas dói tanto no coração da mãe.

Um abraço,


Suellen

4 comentários:

  1. Não canso de dizer que adoro a sua forma de expressar seus sentimentos. Desta forma tento imaginar o turbilhão de emoções que é ser mãe. Te amo!

    ResponderExcluir
  2. Ô, minha amiga. Não sei o que é ser mãe, mas eu acho que deve ser uma coisa louca...

    Estou lendo um livro sobre cuidados de crianças (não estranhe, estou precisando de ajuda pra lidar com as minhas pequeninas alunas). Li um pedaço e achei que vc ia gostar. Mas vou terminar de ler antes, ou pelo menos avançar um pouco mais. Isso porque não quero te dar um livro tipo aquele do outro post... Só vou indicar algo que eu confie - ou que eu julgue sensato... rs. O livro se chama "Prepare as crianças para o mundo" e eles tem um blog: http://prepareascriancasparaomundo.blogspot.com ... Vê se te interessa.

    Voltando ao seu post, imagino o quanto deva ser difícil essa fase... E angustiante. Mas sabe uma coisa que venho pensando sempre esses tempos? É importante a gente se frustrar. É a partir da frustração, do incômodo, que a gente começa a acomodar as novas informações que nos chegar. Susie, faz parte do crescer. Dói bastante, então eu imagino que seja ruim pra Liv não ter o que ela quer quando chora. Mas nem sempre a gente tem o que quer e é exatamente nesse momento que a gente cria uma forma de lidar com aquilo... Tô falando coisas da minha cabeça, vc pode não concordar (não fica brava; rs), mas se frustrar ajuda a aumentar a resiliência da criança. Não tô falando pra largar a pobrezinha lá chorando um monte... Mas deixá-la ter autonomia pra descobrir o mundo... E imagino que falar seja bem mais fácil que fazer...

    Beijos, flor. Força.
    PS.: hj é meu niver, me manda uma mensagem :)

    ResponderExcluir
  3. Amiga, essas fases não são fáceis. Mas tenha calma, que muitas outras virão pela frente. Já te falei minha opinião. Acredito que não tem necessidade nenhuma de complementar, já que vc até doa leite, mas só o teu coração de mãe é que pode decidir sobre isso, sobre o que é melhor para vocês.
    Acho que também sou superprotetora, nunca deixei o Fred chorando, nem que eu tenha que passar a noite em claro, como foi de domingo pra segundo. Essa semana ele está mais choroso, acho que são os dentes superiores incomodando, não posso fazer nada, a não ser dar meu colinho e todo meu amor, e assim como você, quero que ele saiba que estou ali, presente.

    Um grande beijo!

    E qualquer coisa, grita!

    ResponderExcluir
  4. Great post. I was checking continuously this blog and I’m impressed! Very helpful info particularly the last part I care for such info much. I was looking for this certain info for a long time. Thank you and good luck.

    -----------------------------
    pest control castle hill | pest control sydney | sydney pest control

    ResponderExcluir