sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Sobre Amamentação


Tentando encontrar um bom tema para conversar um pouco com vocês, pensei na questão mais básica para sobrevivência de um bebê: o leite materno. E tentarei ser o mais breve possível, uma vez que me restam poucos minutos para o despertar da minha princesa.

Quando estava grávida não tive nenhum indício de que poderia amamentar após o parto. Devemos lembrar que além do inevitável aumento das mamas, algumas mulheres começam a produzir o colostro (soro que imuniza o bebê e prevê a chegada do leite) muito cedo, podendo ser notado ao se apertar os seios. Como isso não aconteceu comigo, muitas dúvidas surgiram na minha cabeça: será que poderei amamentar? Como acontece a produção do leite? Será que meu leite será forte ou fraco?

Sim, qualquer mulher pode amamentar e o leite virá como que por milagre! A sucção do bebê manda uma mensagem para o cérebro e através de um sistema de feed back que envolve os hormônios ocitocina e prolactina as mamas produzirão leite. Logo, quando o bebê está mamando, é bem provável que você sinta o “leite descer” (sensação semelhante a um formigamento nas mamas). Ok, mas quando vêm o leite? O leite propriamente dito costuma surgir em 2 ou 3 dias do nascimento, antes disso o bebê tem reservas suficientes para não sentir fome. Ou seja, não se preocupe! O bebê não chorará de fome nesses primeiros dias. Esses dias servem para o bebê se adaptar ao colo e seio da mãe e para você também aprender como dar de mamar. Ele receberá o colostro; sua primeira imunização.

Aprender a dar de mamar requer paciência. Há bebês que não apresentam nenhuma dificuldade, já outros precisam ser ensinados a sugar, a pegar corretamente o seio. É muito importante que a mãe esteja tranqüila e receba auxílio da equipe de amamentação do hospital. Minha única experiência mostrou que há bebês que precisam ser ensinados a sugar e para isso é preciso muita calma, tentar bastante, sem desistir. Fui orientada a usa o bico de silicone para facilitar o processo, mas não aconselho a ninguém. Tente, sim, dar de mamar várias vezes durante a estadia no hospital e não admita sair dele sem fazer isso com confiança.

Mas e quanto à produção de leite? Primeiro, é preciso dizer que não há leite forte ou fraco. Todos os leites alimentam muito bem, obrigada! A quantidade varia de mãe para mãe. Durante o período de amamentação a mãe deve tomar muita água (2 a 3 L/dia), essencial para produção do leite, descansar e manter uma alimentação saudável (tema para um próximo post). Algumas ações são importantes: para mães com pouco leite, pode-se fazer compressas de água morna no seio e estimular a produção através de bombas tira leite. Ao contrário do que se pode pensar, quanto mais se tira o leite, mais é produzido. Já para mães com muito leite, compressas de água fria e massagens nas mamas costumam ajudar no desconforto, quando elas estão duras.

Um desconforto também muito comum são os bicos rachados. A lanolina é a melhor solução para isso e recomenda-se usá-la já no terceiro trimestre da gestação, para iniciar a hidratação. Além disso, existem conchas de amamentação que não somente armazenam o leite que vai saindo das mamas (previnindo você de molhar toda sua blusa), como também ajudam na hidratação dos bicos. Todos os desconfortos relativos à amamentação costumam desaparecer em poucas semanas, uma vez que o seu corpo se habitua a demanda do bebê.

Aproveitando o papo sobre amamentação, gostaria de estimular as leitoras a, quando tiverem seus pequenos, doar leite. Sempre há um Banco de Leite Humano próximo a você. É muito fácil e você terá certeza de que estará fazendo algo muito bonito, dando alimento para bebês prematuros ou que estão em UTIs Neonatais, que neste momento não podem ou não conseguem mamar.

Vou terminando esse longo post. A Lívia está acordando.

Um abraço,

Suellen

para informação sobre Bancos de Leite Humano, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário